Introdução
O relé é usado de diversas maneiras e pode ser combinado com muitos componentes diferentes. Podemos trabalhar com todos os seus contatos de forma independente e fazer com que um pequeno circuito de baixa tensão acione um componente que precise de mais tensão ou corrente. Vemos os relés na indústria, nas residências e também nos carros onde são usados para acionar a buzina, a seta, o limpador e outros componentes. Neste artigo você aprenderá o funcionamento de um relé.
Composição
Internamente o relé contém uma bobina, um conjunto de um a quatro contatos e uma mola para cada contato.
Contato
Um contato de um relé é composto por um conjunto de duas ou três hastes metálicas. Essas hastes são usadas para conduzir corrente elétrica. A primeira é presa por uma mola e muda de posição quando a bobina é energizada, essa haste é chamada de comum (C). A segunda haste é fixa e fica localizada numa posição abaixo do comum, é chamada de normalmente aberto (NA), porque inicialmente não há conexão entre comum e NA. Em alguns relés temos também outra haste que fica fixada logo acima do NA fazendo conexão com o comum, essa haste é chamada de normalmente fechado (NF). Quando temos o conjunto comum + NA + NF, chamamos de contato reversível.
Campo magnético
Quando a bobina é energizada, é criado um campo magnético que atraí a haste comum para baixo.
Na primeira imagem o comum está na posição inicial, e na segunda imagem ele é atraído pela bobina e faz contato com NA. Também podemos usar um relé NF:
Na imagem à esquerda vemos que o comum está em contato com NF antes da bobina ser energizada. Na imagem à direita observamos que a bobina energizada puxa o contato comum para baixo e desfaz o contato com NF. E ainda podemos usar o relé com contato reversível:
Nesse relé temos as duas hastes NA e NF, inicialmente o comum está em contato com NF na primeira imagem. Na segunda imagem quando a bobina é energizada o comum desce e faz contato com NA.
Simbologia
Estes são os símbolos da bobina e dos contatos do relé, você pode inseri-los nos diagramas dos seus projetos.
Contato seco
Você observou que o contato do relé não possui conexão elétrica com a bobina, isso quer dizer que a tensão aplicada na bobina não precisa ser a mesma do contato, eles são independentes. Chamamos esse caso de contato seco ou contato isolado. Mas existem relés que a alimentação do comum é feita internamente usando a mesma alimentação da bobina. Nesse caso chamamos de contato não isolado. Muitos outros componentes possuem contatos não isolados, mas usam transistores no lugar das hastes metálicas como é o caso da maioria dos sensores.
Energização
Vamos utilizar neste exemplo um relé de contato seco, neste caso a alimentação usada na bobina não é a mesma utilizada nos contatos. Por isso você pode escolher qual tensão usar neles.
No circuito à esquerda vemos que o contato está energizado com 110V, mas a bobina não, por isso o contato está aberto e a lâmpada não acende. Na imagem à direita a bobina foi energizada com 24V, o campo magnético foi criado, o comum fez contato com NA e a lâmpada acendeu. Quando a alimentação 24V for desativada da bobina, o campo magnético será interrompido e todo o circuito voltará a posição inicial da imagem à esquerda. Você também pode usar um relé com contato NF para fazer a ligação da lâmpada, como no exemplo seguinte:
Nesse caso o acionamento da lâmpada será invertido. Inicialmente a lâmpada estará acesa e quando a bobina receber os 24V, a lâmpada apaga. Também podemos usar um relé de um contato reversível, observe:
Veja que agora temos duas lâmpadas, uma no NA e outra no NF. Inicialmente a lâmpada do NF está acesa e a do NA está apagada. Quando a bobina é energizada o comum é atraído para baixo e as lâmpadas mudam de estado.
Informações adicionais
Em todos os exemplos usamos relés de um contato, mas existem relés de até quatro contatos independentes, isso quer dizer que você pode ligar diversos dispositivos usando apenas um relé com múltiplos contatos.
Agora que você sabe como funciona um relé, pode aplicá-lo em seus projetos.
Clique aqui e conheça nossos relés!
Nenhum comentário:
Postar um comentário